A tecnologia apoia o Legal Operations e desfaz os nós jurídicos
30 de jun de 2023A tecnologia apoia o Legal Operations e desfaz os nós jurídicos
Com a expansão da área jurídica nas empresas, as operações se tornam ainda mais complexas, visto que as transações jurídicas envolvem a gestão e execução de inúmeras micro tarefas. Contudo, a tecnologia apoia o Legal Operations e desfaz os nós jurídicos ao simplificar e automatizar essas operações.
No entanto, não é apenas com o andamento de processos redundantes que a tecnologia apoia o Legal Operations, mas também com o aumento de produtividade dos profissionais que atuam com Legal Ops e diminuição de custos operacionais. Ficou interessado no tema deste artigo? Então continue a leitura.
Quais são os desafios envolvidos nas operações legais?
Com o apoio da tecnologia em Legal Operations, alguns desafios são superados, tais como os listados abaixo:
Aumento do volume de dados a gerenciar;
Necessidade de manter um padrão em atividades executadas em diferentes plataformas e por departamentos distintos;
Exigência de atender a requisitos regulamentares rigorosos;
Obrigatoriedade em atender parâmetros relacionados à privacidade e segurança de dados, conforme a LGPD.
Contudo, a relevância de Legal Operations depende do setor, tamanho e necessidades de cada empresa. De qualquer modo, quando a área de Legal Operations é apoiada pela tecnologia, observa-se uma preocupação com todas as necessidades legais de um negócio, transformando esse departamento em um braço estratégico numa empresa.
A tecnologia apoia Legal Operations nas transações Legais
A tecnologia apoia Legal Operations em uma série de processos como o gerenciamento de documentos jurídicos, suporte a litígios, revisão de contratos, solicitação de pareceres legais, elaboração de relatórios, gerenciamento de propriedade intelectual, entre outros.
Como essas atividades são naturalmente complexas e exigem coordenação entre os profissionais envolvidos, podem acontecer atrasos ou ineficiência nessas entregas se a tecnologia não for aplicada a Legal Operations.
Com tecnologia, nos referimos a diferentes ferramentas como inteligência artificial, Machine Learning e Legal Analytics, tecnologias essas que podem ser integradas a um software de gestão jurídica como o ADVWIN+ da TWT Info.
Essas soluções permitem que um sistema de gestão jurídica armazene e gerencie documentos de maneira centralizada, reduzindo o tempo gasto na gestão dos dados e garantindo a conformidade com os prazos legais.
Além disso, com a tecnologia aplicada ao Legal Ops, as empresas podem tomar decisões informadas e com base em dados para mitigar riscos legais.
Mas isso não é tudo. Esses softwares também permitem o desenvolvimento de fluxos de trabalho personalizados para a execução de tarefas jurídicas rotineiras. Dentre os benefícios da tecnologia em operações legais, destacamos os seguintes:
Automatização de processos: Com a tecnologia aplicada ao Legal Operations é possível automatizar tarefas redundantes como a gestão de documentos.
Consistência e precisão: As ferramentas garantem ao advogado a consistência e precisão que precisam para trabalhar, especialmente se utilizarem a mesma plataforma para a gestão jurídica e financeira do departamento ou escritório.
Colaboração de diferentes profissionais: a tecnologia também facilita a colaboração entre profissionais de uma mesma equipe ou de departamento diferentes, por facilitar a troca de documentos, realizar o tracking de atividades e manter a comunicação.
Economia de recursos: como a tecnologia permite simplificar e automatizar muitas atividades em um departamento jurídico, é possível economizar dois recursos importantes: tempo e dinheiro.
Tomada de decisões com base em dados: a leitura e análise de dados é um pressuposto da tecnologia aplicada ao direito. Como dados formam padrões, nota-se maior segurança no processo de tomada de decisões.
O processo de implementação de tecnologia em Legal Operations
O processo de implementação de tecnologia em Legal Operations de um departamento jurídico é um tanto complexo, pois requer planejamento e coordenação. Contudo, empresas especializadas na integração desse tipo de tecnologia, como a TWT Info, oferecem todo o suporte que o cliente precisa.
Nesse sentido, propomos um outro desafio para você: identificar quais são as necessidades de sua empresa quanto a Legal Ops antes de conversar com um consultor da TWT:
Avaliar quais áreas de Legal Operations de sua empresa se beneficiaram da tecnologia;
Conhecer as soluções disponíveis no mercado;
Entender quais tecnologias estão alinhadas às suas necessidades e budget disponível;
Desenvolver um plano de implementação da ferramenta, de acordo com uma lista de milestones e cronograma das etapas de implementação;
Treinar os profissionais que vão utilizar essas soluções;
Monitorar o desempenho dessas ferramentas.
Não temos dúvidas que saber as respostas para essas perguntas irá permitir que seu escritório possa aplicar tecnologia em Legal Ops com bastante sucesso. Acompanhe o blog da TWT para mais conteúdos como este.
Automação de funções jurídicas: benefícios de implementar RPAs