Gestão à vista: Principais relatórios de gestão jurídica

7 de julho de 2022
Gestão à vista: Principais relatórios de gestão jurídica

Uma parte primordial da gestão jurídica eficiente é a apresentação de relatórios. Independentemente do tamanho ou segmento, na era do legal analytics, tanto escritórios quanto departamentos jurídicos precisam apresentar dados que sustentam e mostram a atuação da área em um determinado período.

É através de relatórios completos que a diretoria da empresa ou os sócios enxergam o valor e desempenho da área.

Mas, quando falamos de um setor que sempre atuou presencialmente com altas demandas e incontáveis documentos e contratos, compilar e analisar tamanha quantidade de dados é uma tarefa no mínimo desafiadora, mas é neste contexto que entram os softwares jurídicos usados na preparação de relatórios.

Os softwares jurídicos, apoiam as lideranças na condução de uma gestão efetiva e transparente, pois com o sistema é possível integrar informações das demais áreas do escritório ou departamento jurídico, possibilitando uma visão ampla e estratégica do negócio.

Mas, antes de conhecer os principais relatórios para a gestão jurídica, você precisa entender o processo de digitalização do jurídico.

Jurídico digital

Mesmo que a transformação digital já fosse uma realidade na advocacia mesmo antes da pandemia, ela acabou acelerando a digitalização da área, impulsionada pelo novo modelo de trabalho à distância, o que fez com que os profissionais da Lei se rendessem à tecnologia.

Só para se ter uma ideia do impacto da digitalização no setor, de acordo com o relatório Justiça em Números, em 2018 apenas 16% dos processos foram submetidos no formato de papel. Foi possível constatar também que a tecnologia impactou a produtividade no setor, que cresceu 4,1% entre os magistrados.

Leia também: O Direito antes e depois da pandemia: Conheça as mudanças que vieram para ficar no judiciário

Gestão à vista e baseada em dados

Outro aspecto importante que a tecnologia proporciona para o setor jurídico, é conduzir o Direito a ser uma área data driven, ou seja, com uma gestão voltada para dados acessíveis e transparentes para todos os demais profissionais técnicos  envolvidos na operação, assim como as lideranças da empresa, que chamamos de gestão à vista.

A gestão à vista vai convergir a operação e o estratégico o que é essencial para cumprir metas, além de aumentar o engajamento dos colaboradores com acesso a informações importantes.

O software jurídico na gestão e preparação de relatórios

O software jurídico é o principal aliado do gestor da área, imprescindível em escritórios que possuem uma área de controladoria jurídica na qual o controller é responsável por toda a gestão das equipes, dos processos e do acompanhamento e análise de dados.

O ADVWIN+, software para gestão jurídica, atende demandas específicas, seja para um departamento jurídico ou para um escritório de advocacia. O sistema possibilita a personalização dos dados, de acordo com o cenário individual de cada empresa ou escritório, por meio de dashboards interativos e de fácil leitura.

É uma verdadeira fábrica de relatórios.

E, a partir de uma ferramenta que oferece uma gama ampla de geração de relatórios, listamos abaixo algumas possibilidades de relatórios importantes para a área jurídica. São eles:

  • Relatório financeiro

O relatório financeiro traz os principais resultados que impactam o negócio de maneira geral. Acompanhar os indicadores e ter os números financeiros compilados em um único documento agiliza a tomada de decisão e corrobora para projeções de crescimento e investimento na área.

Com o software jurídico, é possível acompanhar e realizar um controle financeiro direcionado aos processos, com dados como despesas processuais, administrativas, reembolsos, honorários e também acompanhar o fluxo de caixa. <

Além disso, é estratégica na hora de mapear a taxa de inadimplência versus os clientes que estão trazendo mais receita no momento.

  • Relatório para controle de processos

Acompanhar os processos é uma tarefa obrigatória em qualquer setor jurídico, mas com demandas extensas de processos, é uma tarefa quase impossível compilar os dados de maneira rápida e eficiente.

E neste ponto a ferramenta para gestão jurídica é essencial, pois além de apresentar dados básicos de andamento do processo, também pode mostrar dados mais expressivos, como, por exemplo, informações sobre o processo e o cliente, qual é o advogado responsável, entre outras.

  • Relatório de atendimento

Dependendo do caso, alguns processos levam muito tempo para serem finalizados, e acompanhar esta jornada pode trazer insights poderosos no que diz respeito a  satisfação e  fidelização do cliente.

Neste quesito o software jurídico apoia o gestor no acompanhamento dos atendimentos, status de cada um, quais estão pendentes e porquê. Dessa forma é muito mais fácil identificar os gargalos na jornada do cliente.

  • Relatório de atividades

Talvez um dos relatórios mais importantes da lista, pois sua finalidade é trazer um panorama completo de todas as atividades relacionadas a determinado cliente. Além de ser uma segurança sobre o trabalho executado, pois mostra todo histórico das atividades conduzidas pelo advogado responsável por determinado cliente.

Por meio da ferramenta também é possível controlar as horas trabalhadas, e honorários, possibilitando uma gestão unificada e otimizada.

Caso ainda não utilize um software jurídico em seu escritório ou departamento jurídico, conheça o ADVWIN+ e entenda como a ferramenta pode melhorar a gestão do seu negócio.

 

Gestão à vista: Principais relatórios de gestão jurídica