A Jurimetria na gestão de processos do departamento jurídico
11 de ago de 2022Como os softwares de gestão jurídica são essenciais na jurimetria
A tecnologia mudou a maneira como os profissionais do Direito realizam seus ofícios e a jurimetria faz parte dessa transformação. Advogados que antes trabalhavam com documentos em papel, hoje fazem processos de maneira digital por meio dos softwares de gestão jurídica.
Mas, onde a jurimetria se encaixa nesse processo? A tecnologia não só acelerou e otimizou os processos da área jurídica, como também trouxe uma gestão baseada em dados, e é aqui que ela atua.
O conceito principal é tornar o departamento jurídico mais eficiente a partir do uso de dados e estatísticas para identificar parâmetros processuais, tendências e facilitar a tomada de decisão pela liderança.
O que é jurimetria?
O termo jurimetria, em inglês jurimetrics, foi utilizado pela primeira vez pelo jurista Lee Loevinger, no artigo Jurimetrics, The Next Step Forward” (1949), mas só em 1992 foi possível apresentar definições mais específicas sobre a utilização de métodos estatísticos e probabilidade no Direito.
De acordo com a ABJ,Associação Brasileira de Jurimetria, jurimetria é “a estatística aplicada do Direito”. Ou seja, aplicação de técnicas matemáticas e de probabilidade no departamento jurídico para fundamentar as condutas legais praticadas pelos advogados.
Esse ramo da análise jurídica tende a crescer com o avanço tecnológico do setor e com a aplicação de inteligência artificial nos softwares de gestão que são essenciais para que a jurimetria seja aplicada.
Um exemplo de software de gestão para o departamento jurídico é o ADVWIN+. Com um completo sistema de gestão, é possível criar uma base de dados, cruzar as informações e apresentá-las em dashboards personalizados de acordo com o objetivo do departamento.
Visto que a jurimetria é fundamental para aumentar a eficiência e a assertividade dos processos jurídicos, vamos entender como ela funciona na prática.
Como funciona a jurimetria na gestão de processos jurídicos?
Como vimos anteriormente, a jurimetria é a análise jurídica baseada em dados matemáticos e estatísticos dos quais é possível cruzar informações, entender padrões e criar comparativos a partir de números internos, públicos e de concorrentes.
Por exemplo, é possível cruzar dados e traçar a probabilidade de decisão de determinado juiz em um processo específico, assim como a média de tempo para finalização de uma ação judicial.
Com a digitalização dos processos jurídicos e a mudança do modelo de trabalho para o home office , a jurimetria se torna cada vez mais relevante. De acordo com o Relatório Justiça em Números de 2020, nove em cada dez ações judiciais foram iniciadas em um computador, smartphone ou tablet, totalizando 23 milhões de processos eletrônicos.
Leia também: O Direito antes e depois da pandemia: Conheça as mudanças que vieram para ficar no judiciário
Nesse cenário, com apoio de softwares de gestão, o volume crescente de processos judiciais digitais e a possibilidade de consultá-los online torna a jurimetria uma aliada para extrair estatísticas e dados mais precisos.
Além disso, permite um entendimento profundo de determinado processo judicial, possibilitando diversas interpretações e probabilidades, aumentando assim a taxa de sucesso em processos legais.
Por que usar a jurimetria no departamento jurídico?
A partir do volume de processos virtuais e a rápida digitalização do setor jurídico, a jurimetria traz ao departamento jurídico uma vantagem competitiva, pois utiliza os dados com objetivo de antecipar cenários e identificar padrões dos processos jurídicos. Além disso:
- Aumenta a eficiência e a produtividade;
- Melhora o desempenho e a qualidade das entregas do departamento;
- Otimiza tempo e reduz falhas.
Neste contexto, a jurimetria também valoriza o profissional e o departamento com o cliente, seja ele interno ou externo, pois ao apresentar um plano de ação e prognósticos realistas com dados estatísticos, os advogados responsáveis e a área jurídica se mostram estratégicos e eficientes.
Como implementar a jurimetria no departamento jurídico?
Para implementar a jurimetria no departamento jurídico é imprescindível o uso de um software de gestão. Mas, antes de decidir qual ferramenta utilizar no setor, é preciso realizar uma análise de maturidade da área e, em alguns casos, considerar junto com a aquisição desse sistema a controladoria jurídica digital .
O sistema da ADVWIN+, software de gestão jurídica, é mais que uma ferramenta, é o suporte que falta para a completa transformação digital do departamento jurídico. A partir das informações extraídas da plataforma, os profissionais responsáveis pela análise e cruzamento de dados, têm acesso a um panorama completo e adaptado à necessidade da área.
O software na gestão de processos judiciais eletrônicos
Próximo post >O impacto da automação na produtividade do escritório jurídico