05 dicas para gestão estratégica do departamento jurídico
17 de nov de 2022Erroneamente, o departamento jurídico sempre foi desvinculado dos demais setores de uma empresa. Mas nos últimos anos essa realidade mudou e o departamento jurídico foi redesignado como uma área estratégica nas corporações.
Podemos observar uma retomada de diálogo entre o departamento jurídico e os demais como financeiro, recursos humanos e comunicação, o que é fundamental para a integração entre essas áreas e a conquista de resultados.
Mas para assumir o novo papel nas empresas, o departamento jurídico precisa de uma gestão estratégica.
Entenda a realidade de um departamento jurídico não modernizado
Para entender a importância da gestão estratégica no departamento jurídico, precisamos analisar a realidade deste setor nas empresas que não recorrem a uma gestão moderna.
Nas tradicionais planilhas do Excel, são organizados os contratos do escritório de advocacia ou os documentos do setor jurídico de forma manual, uma atividade desgastante, suscetível a inúmeros erros e a incontáveis horas de retrabalho.
Os dados, provenientes de inúmeras fontes de informação, não são coletados, classificados e armazenados seguindo uma metodologia que padronize essas informações. Como resultado, ocorre um comprometimento da qualidade das entregas do departamento e dos prazos estabelecidos.
Como desenvolver uma gestão estratégica do departamento jurídico?
Embora a gestão estratégica do departamento jurídico seja vista como relevante apenas para grandes corporações, essa é uma necessidade em todas as empresas que possuam um departamento responsável por assuntos relacionados à Lei e a Ordem.
O departamento jurídico, assim como qualquer outra área da empresa, precisa de um planejamento estratégico estruturado, que considere a definição de processos, estabelecimento de metas e acompanhamento de performance.
Um planejamento estratégico deve ser desenvolvido em uma parceria entre o setor jurídico e a diretoria da empresa. É preciso estar muito claro quais problemas devem ser resolvidos pelo departamento e qual o papel de cada profissional na resolução dessas questões.
A importância da visão multidisciplinar
Uma gestão estratégica do departamento jurídico inclui a contratação de profissionais que possuam ou desenvolvam uma visão multidisciplinar, ou seja, que não apenas entendam profundamente das Leis Brasileiras, quanto das particularidades da área de atuação da empresa, para poder identificar padrões, estabelecer indicadores e elaborar estratégias.
Um software jurídico pode auxiliar o advogado, pois a tecnologia analisa as informações disponíveis nos bancos de dados e extrair insights que o ajudem na tomada de decisão. A tecnologia não basta, é preciso proatividade.
Padronize e automatize os processos
A maioria das atividades desempenhadas pelo departamento jurídico devem ser padronizadas para garantir o bom desempenho da equipe. Assim, o departamento jurídico que é tradicionalmente reativo, se torna uma área estratégica.
Mas para garantir a unificação das atividades, é necessário padronizar desde os documentos mais simples como contratos de uso interno ou externo, aos documentos mais complexos, como relatórios.
Também é importante controlar o volume de informações compartilhadas entre diferentes setores, pois muitos dados são considerados estratégicos e não devem ser de acesso comum.
As tarefas do departamento jurídico também podem ser automatizadas com o auxílio da tecnologia, especialmente porque Data Science e Artificial Intelligence estão sendo aplicadas ao Direito para diminuir o tempo gasto com tarefas consideradas simples e possibilitar que o profissional se concentre em tarefas que exigem maior conhecimento técnico.
Segundo a pesquisa 2022 Global Marketing Trends, da Deloitte, os gestores realizarão investimentos massivos em tecnologia neste ano. Do total de entrevistados 96% investirão em ferramentas de gestão, 95% em gestão de dados e 95% em segurança digital – importante para que essas empresas se adequem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Utilize um software jurídico
A padronização dos processos e ganho de eficiência de um departamento jurídico ou escritório de advocacia são garantidos com a utilização de um software jurídico, como o ADVWIN+, que realiza a gestão jurídica e financeira de uma empresa.
Um Enterprise Resource Planning (ERP) ou Sistema de Gestão Integrada é uma tecnologia desenvolvida para simplificar a gestão de documentos – ao vincular e armazenar informações em uma interface única – otimizar processos através da desburocratização desses e controlar as finanças.
O software jurídico também ajuda no processamento de dados por meio da digitalização de documentos e processos eletrônicos e a consequente elaboração de relatórios.
Os relatórios sazonais ganham mais qualidade, pois o sistema consegue analisar em quantos casos a empresa está envolvida, em quais fases estão cada um desses processos, prazos de conclusão estimados e outros.
Mas para garantir a qualidade das análises sazonais, é importante manter uma base de dados com relatórios detalhados de cada um dos processos. Com a utilização do software, é esperada a mitigação de erros e a redução da necessidade de retrabalho da equipe jurídica.
O software jurídico também pode ser utilizado para administrar os recursos financeiros da equipe, considerando os serviços contratados e os investimentos desejados pela equipe de advogados.
A importância da tecnologia no setor jurídico foi avaliada em uma pesquisa realizada pela Statista, que indica que até 2025, esse setor deve movimentar até US$25,17 bilhões em infraestrutura tecnológica.
Aplicação de Jurimetria
O acesso e estudo dos dados por meio de um software jurídico possibilita o desenvolvimento da Jurimetria, ou seja, a capacidade de tomar decisões inteligentes com base na análise de dados jurídicos por meio da aplicação de conceitos estatísticos.
Com a Jurimetria, ocorre um aumento significativo no índice de sucesso nos processos judiciais, pois a metodologia permite identificar quais são as teses defendidas por determinado juiz, com base em centenas ou milhares de processos similares, e determinar a probabilidade de o cliente vencer o processo (esse conceito é denominado previsibilidade).
Compliance
O Compliance é uma área do Direito diretamente relacionada com a performance do departamento jurídico.
Mas uma política de Compliance não se resume ao cumprimento das Leis, mas na garantia de que a conduta e as atividades desempenhadas pelos profissionais estejam de acordo com a política de organização interna.
E mais, alguns dos resultados esperados com a aplicação de uma política de Compliance incluem fluidez nos processos, melhora na comunicação interna e externa, aumento da transparência nas relações, redução de riscos e gargalos nas operações.
Entenda o nível de satisfação do cliente
Para testar a eficiência da gestão estratégica aplicada no departamento jurídico, é importante entender o nível de satisfação dos clientes. Apenas essas pessoas podem fornecer as informações que você precisa para estabelecer esses parâmetros.
Novamente, a tecnologia pode ajudar, pois é possível obter essas informações por meio de uma tecnologia chamada Net Promoter Score (NPS), que determina o grau de assertividade na relação entre o cliente e a empresa baseada nas respostas dadas à pergunta “Em uma escala de um a dez, um sendo pouco satisfeito e dez sendo muito satisfeito, você indicaria essa empresa para um amigo?”. Com a gestão estratégica do departamento jurídico, espere boas avaliações.
A criação do Metaverso e os desafios do jurídico
Próximo post >Como o software jurídico agiliza a gestão do processo contencioso