Mercado Jurídico: Quais áreas estão em alta?
20 de out de 2022
Os últimos dois anos foram de muitos desafios e mudanças no setor jurídico. Com o rápido avanço da tecnologia, algumas áreas do Direito ganharam destaque e são consideradas promissoras para os próximos anos.
A inteligência artificial, os softwares de gestão jurídica e a Advocacia 4.0, são hoje parte do cotidiano do advogado, que precisou rapidamente se adaptar à transformação digital no setor, impulsionada pela pandemia.
Leia também: O Direito antes e depois da pandemia: Quais as principais mudanças que vieram para ficar no judiciário
Com peticionamentos eletrônicos, intimações via WhatsApp e audiências online, a digitalização do Direito apresenta números positivos, não somente para modernização da área mas também com relação a produtividade dos profissionais e revisão de processos.
O relatório Justiça em Números 2021, mostrou que em 2020 a Justiça brasileira recebeu mais de 25 milhões de novos processos, sendo que a quantidade de casos eletrônicos aumentou 6,6 pontos percentuais e a adesão aos tribunais virtuais já atinge mais de 96%.
Sendo assim, a área jurídica demanda profissionais que não apenas entendam as leis e processos jurídicos, mas que tenham ampla visão de negócio, familiaridade com a tecnologia e um olhar voltado para dados.
O software de gestão jurídica é o principal aliado do Direito nessa caminhada tecnológica, como o ADVWIN+, uma ferramenta que otimiza as atividades do escritório ou departamento jurídico reduzindo a complexidade das tarefas, padronizando processos e aumentando a produtividade da equipe através da leitura e análise de dados.
Tal como, a transformação digital no jurídico está presente em praticamente todos os segmentos do setor e é importante para os novos profissionais do Direito estarem atentos às tendências e possibilidades de atuação.
Por esse motivo, separamos abaixo algumas áreas promissoras no mercado jurídico.
Direito da saúde
A pandemia não só acelerou a digitalização do setor jurídico como também trouxe oportunidades na esfera do Direito Médico. A chegada da telemedicina, por exemplo, representou um novo nicho para o mercado jurídico.
Com a modalidade de consultas online, começaram a surgir demandas legais sobre a prática que ainda não possui uma regulamentação definida. Alguns exemplos são questionamentos sobre a precificação do serviço, receitas digitais, contratos entre outras questões que podem impactar a vida dos profissionais da saúde.
O advogado que optar por se especializar em telemedicina dentro do Direito da Saúde embarca em uma área ainda pouco explorada, mas com um potencial de crescimento rápido e alta demanda.
Direito Digital e LGPD
Outra modalidade impulsionada também pela pandemia foi a compra online. Muitas pessoas que não tinham o hábito de comprar em lojas virtuais se viram obrigadas a fazê-lo.
Nesse contexto, a utilização de dados dos usuários por plataformas de e-commerce se tornou uma questão legal com as normas da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, aumentando a demanda por profissionais especializados nesta área do direito digital.
Direito do Agronegócio
Outra área que tende a crescer é a do direito para o setor do agronegócio. Este departamento irá cuidar de toda atividade com olhar e expertise jurídica.
O profissional que escolher se especializar nesta área terá uma vasta gama de atuação, desde a regularização fundiária, desapropriação de terras ou reintegração de posse, questões tributárias, dentre muitas outras.
Direito Ambiental
Com a sustentabilidade é um pilar fundamental em qualquer organização da sociedade, contratar um advogado especialista em questões ambientais nunca foi tão importante para as empresas.
Além de garantir que a companhia atue conforme as leis ambientais e cumpra algumas diretrizes para a redução do impacto ambiental, esse profissional também atuará na punição de práticas ilegais.
O profissional que escolher atuar na área do direito ambiental poderá trabalhar como consultor em organizações privadas ou órgãos regulatórios.
Direito Empresarial
Em 2023, o direito empresarial continuará sendo uma tendência, mas terá maior visibilidade no mercado um profissional mais estratégico, com um olhar voltado para os dados, conhecimentos de governança e compliance.
Mas não importa a área de atuação desse profissional, contar com um software de gestão jurídica em seu departamento ou escritório jurídico é parte fundamental para otimizar a gestão e impulsionar o negócio. Saiba mais sobre a ferramenta aqui.

Como é feita a aplicação da tecnologia Blockchain no sistema jurídico
Próximo post >A criação do Metaverso e os desafios do jurídico