O que é o Legal Design e como o conceito impacta o setor jurídico

8 de set de 2022
O que é o Legal Design e como o conceito impacta o setor jurídico

Como o nome sugere, o Legal Design é a utilização de determinados recursos de design no Direito. E, mesmo com o setor passando por diversas transformações tecnológicas nas últimas décadas, trazer um olhar mais criativo e atrativo para o jurídico é desafiador.

Neste contexto, tecnologias como a inteligência artificial aplicadas a softwares de gestão jurídica, auxiliaram na otimização e organização dos processos internos e rapidamente se tornaram essenciais em meio a pandemia. Por outro lado, o Legal Design vem para melhorar a experiência do cliente trazendo ao serviço jurídico uma prática mais humanizada.

Leia também: A inteligência artificial na área jurídica: O impacto na gestão de escritórios e departamentos jurídicos

Quem é da área jurídica sabe o quanto pode ser complexo para uma pessoa que não está ligada ao Direito, acompanhar e compreender um processo jurídico. Por esse motivo, o Legal Design vem sendo estudado e aplicado pela comunidade jurídica.

Deste modo, a partir da perspectiva do Legal Design, o setor adiciona elementos como a criatividade, empatia e a colaboração com objetivo de humanizar o serviço legal e aprimorar a capacidade de resolução de problemas.

Mais a frente vamos entender melhor o conceito de Legal Design e como ele impacta o serviço jurídico.

O que é Legal Design?

O principal objetivo do Legal Design é trazer para o segmento jurídico um serviço mais eficiente e humanizado, aplicando técnicas que facilitem o entendimento e melhorem a experiência do cliente.

Margaret Hagan, advogada e designer, fundou o Legal Design Lab em meados de 2013 na Universidade de Stanford, na Califórnia, e foi responsável por conectar a metodologia do Design Thinking ao Direito. A advogada resume o conceito: “Olhar o sistema legal a partir dos seres humanos, entender as questões cruciais do sistema e buscar soluções criativas para melhorá-lo”.

Desta forma, uma área que é extremamente técnica e complexa, começa a desenvolver o serviço com mais empatia, considerando as limitações alheias com relação aos termos, políticas, processos e documentos jurídicos, tornando a comunicação mais direta, suave, amistosa e efetiva.

Além disso, departamentos ou escritórios jurídicos que aplicam essa metodologia,  passam a conduzir as ações olhando para as necessidades e experiência do cliente, sendo uma vantagem competitiva em relação a outros players do mercado.

Como funciona o Legal Design ?

No Direito, as técnicas do Legal Design podem ser aplicadas em qualquer serviço, pois o grande diferencial aqui é a forma como são apresentadas as informações, assim como a estrutura dos processos.

Para exemplificar o seu uso, vamos analisar os avisos de privacidade, que seguem as diretrizes da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Antes, esses avisos de privacidade eram descritos utilizando termos longos e complexos, hoje passaram a ser apresentados de maneira concisa e simplificada, melhorando a experiência e o entendimento do usuário.

O profissional que aplica o conceito do Legal Design, tem sua atenção voltada à usabilidade e, a partir daí, é possível identificar formas criativas e colaborativas para  melhorar a experiência do usuário.

E, este mindset de usar a criatividade para resolver problemas, vem da metodologia do Design Thinking.

O Legal Design pegou emprestado alguns conceitos do Design Thinking, que é uma abordagem voltada para resolução de problemas usando a criatividade e a colaboração.

O processo consiste em identificar um problema, entender o cenário e aprender sobre o público por meio de pesquisas e coleta de dados. Depois começa a parte criativa e da construção da solução. Por fim, é necessário testar a ideia e acompanhar o impacto na experiência do usuário.

Legal Design e o software jurídico

A mudança aqui está diretamente ligada na apresentação da informação e na experiência do cliente com o serviço. A forma de conduzir o processo e como o cliente se comporta em cada etapa.

A experiência do usuário aqui também está relacionada com a utilização de softwares jurídicos, pois a implementação de tal ferramenta garante uma gestão mais simples e eficiente.

O ADVWIN+ é um sistema de gestão jurídica e financeira que, além de otimizar os processos da área jurídica, permite a customização de dashboards para otimizar a experiência do usuário na análise de dados da área.

O que é o Legal Design e como o conceito impacta o setor jurídico